OLD SIGNS: Sinalizações que contam histórias.

forgoten-brooklyn

As cidades e lugares por onde passamos tem muita história pra contar e muitas vezes, vários desses detalhes passam despercebidos. Ultimamente tenho observado muitas formas de sinalização, tipografias, desenhos antigos e acabamentos, muitos deles em parte destruídos, outras vezes restaurados.

É o caso do Locanda Vini & Olii: um restaurante italiano localizado na região de Clinton Hill que abriu as portas em 2001 depois de meses de restauração de uma antiga farmácia de mais de 100 anos (desde 1896). A maior parte da decoração interior é original da época: móveis e armários em madeira escura, o teto e até vários artigos antigos expostos em suas estantes. Tudo nesse restaurante é muito único. A comida é deliciosa e o atendimento ótimo, mas a parte que acho mais incrível é que os donos não destruíram a fachada antiga e histórica para fazer propaganda de seu novo restaurante e sim, contrataram o sign painter e restaurador John Downer para recuperar a sinalização original feita em 1940 e que foi danificada ao longo dos anos.

lewis

Outra fachada incrível é a French Garment Cleaners em Fort Greene. Essa sinalização era de uma lavanderia francesa de 1960 que antigamente abrigava neons na parte interna de suas letras moldadas em metal. Em 2006, quando os designers Alec Stuart e Celeste Wright abriram a Stuart & Wright na Avenida Lafayette, eles optaram por manter a fachada antiga para sua loja que acabou incorporando o nome para sua marca. A French Garment reune coleções de designers independentes cuidadosamente escolhidos para venda.

garment

Mais uma descoberta incrível foi a Speedy Romeo (apenas uma quadra da nossa casa, perigo!!!) também na região de Clinton Hill, BedStuy. Essa pizzaria ma-ra-vi-lho-sa e mega hipster (hehe) tem uma sinalização bem sutil e elegante em gold leaf em suas janelas, mas o prédio mantém a história do que já foi um bar de cerca de 100 anos, em seguida uma loja de bebidas (liquor store) e depois uma loja de auto peças. E mais uma curiosidade: ali foram filmadas algumas cenas (novo café do Ray onde a Hannah trabalha) de GIRLS**: seriado que adoro sobre umas minas maluquinhas que moram no Brooklyn. 😉

speedyromeo

speedy-romeo-girls

Como muito do dinheiro que eu gasto é em comida (e não é segredo pra ninguém que eu AMO comer), pra fechar esse post de fachadas antigas e negócios incríveis decidi indicar também o The Wheelhouse em Bushwick que serve um mojito sensacional de saquê por apenas $5 e vários tipos de sanduíches grilled cheese* gigantes (doce ou salgado) por um preço ótimo. A comida é maravilhosa e a economia, melhor ainda! A fachada do atual empreendimento também é sutil, apenas a marca em gold leaf na vitrine e acima do toldo preto, destaca-se partes de uma sinalização antiga do que um dia foi aquele local (não consegui encontrar mais informações, mas ao que parece era uma casa de carnes, mais especificamente de derivados de carne de porco).

wheelhouse

Com certeza há muito mais histórias como essas espalhadas pelo Brooklyn e pelo mundo a fora. Por enquanto, fica a dica desses locais únicos e com comidas maravilhosas que descobrimos aqui por perto. E para os designers e interessados em mais informações sobre sinalizações antigas, vale ver esse breve vídeo de um dos professores da Type@Cooper falando sobre algumas características das sinalizações da região.

*grilled cheese pra quem não sabe é tipo o nosso queijo quente, mas nesse lugar bem gourmetizado sem ser caro (hehe) e com outras opções de acompanhamento. Incrível demais e por um preço ótimo mesmo.

**GIRLS: achei essa lista de outros lugares que também foram cenários para o seriado.

About Cristina Pagnoncelli

Designer gráfica e artista visual. Inquieta e como (quase) toda aquariana, intensa. Observadora, instragram lover e eterna amante de Black Sabbath e seus discípulos... \m/

Leave a Reply