Suburbia, uma “Casa do Xao” em NY

By 21 de setembro de 2015 Trips 2 Comments

Anos atrás eu tocava em uma banda chamada Sem Mais Heróis. Certa vez, tínhamos um show marcado em São Paulo e, por algum motivo, o local onde seria o show fechou na semana do evento. Para não cancelar a viagem e o show, Wellington (Days of Sunday) e mais alguns caras de Carapicuíba se agilizaram para que tocássemos na casa (mais especificamente no quarto) de um deles.

Um tempo depois em Curitiba, com a falta de espaço para pequenos shows de hardcore, um outro amigo começou a fazer a sua sala de casa como “palco”. Era um espaço simples mas que cumpria seu papel: era um lugar onde os amigos podiam se encontrar, compartilhar experiências e ouvir música. Na “Casa do Xao” várias bandas começaram (como o Better Leave Town do próprio Xao, e o Under Bad Eyes), lançaram discos (por sinal foi onde lançamos o disco do Beyond Frequency) ou simplesmente passaram enquanto faziam tours pelo Brasil.

#Beyondfrequency

A photo posted by @samucat on

Eis que aqui em Nova Iorque um dia conhecemos uma garota que nos falou que na semana seguinte teria um show do Such Gold  e After the Fall por apenas $5,00. Achei estranho por alguns motivos: ser muito mais barato do que qualquer outro show aqui; por ser uma banda que já tocou em todos os grandes festivais de hardcore por aqui e pela Europa; a falta de notificação pelo Songkick ou Bandsintown (apps/sites que se você curte ir à shows precisa ter). suburbia Suburbia, onde seria o show e que fica em Bushwick (330 Melrose St, Brooklyn), foi uma surpresa boa. Era um prédio residencial onde no andar térreo moravam umas pessoas envolvidas com a cena musical local que resolveram abrir sua casa para fazer shows. Sua cozinha abriu espaço para o merch das bandas que ali tocavam. Suas paredes são cheias de fotos de amigos, shows, cartazes e coisas aleatórias. Um bar improvisado foi feito para vender bebidas e comida vegan.

No meio do show do Such Gold, o vocalista falou algo que me fez sentir ainda melhor:

O Suburbia sempre foi um sonho para nós, a possibilidade de tocar com nossos amigos e ver as pessoas se divertindo dentro da nossa casa.

O que me deixa feliz é saber que isso nunca vai acabar. Que sempre haverão pessoas fazendo shows em quartos, salas e cozinhas de casa. Que provavelmente nenhum app vai mostrar esses shows, pois eles são pequenos e em lugares ilegais. Que o que você vai ouvir ali músicas de pessoas que fazem aquilo por gostarem do que estão fazendo e não por dinheiro ou qualquer outro motivo vago. Que cada vez mais “Quartos do Dudu”, “Casas do Xao” e “Suburbia” apareçam!  

About Marcos Paulo Carvalho

Gosta de viajar, pedalar, design, filmes bons (alguns de caráter questionável) e de desafios. Toca em 3 bandas de música "roque" e, se pudesse definir sua vida em uma palavra, seria "rolê".

2 Comments

Leave a Reply